domingo, 29 de maio de 2011

Racionamento de energia

Por Mauricio Peixoto

     Usinas nucleares correspondem a cerca de 30% das fontes de energia no mundo, e três países são responsáveis por 80% de toda energia nuclear produzida, são eles França (80% de sua energia é proveniente de usinas nucleares), Japão (um terço) e EUA (10%).
     Após a tragédia do dia 11 de março, o Japão tem passado por uma crise energética, tendo em vista sua relativa dependência a energia nuclear, que está ameaçada. O governo, de alguma forma, tem que substituir essa energia por outras fontes, mas não é tão simples assim. A primeira medida adotada pelo Ministério do Meio Ambiente japonês, foi a de dar incentivos fiscais a pequenas e médias empresas que produzem produtos que economizam energia.
     O motivo é tornar esses produtos mais baratos e acessíveis a toda a população. Em torno de 70 empresas receberam subsídios para custear uma parte da fabricação de produtos como painéis solares  fuel cells (células de combustíveis, em tradução livre), geradores de energia eólica e caldeiras de alta eficiência.

Fonte: Mainichi Daily News

Nenhum comentário:

Postar um comentário