segunda-feira, 16 de maio de 2011

BHP aponta dificuldades devido a inundações na Austrália

A BHP Billiton, maior mineradora global, alertou que as chuvas persistentes na Austrália estão atrasando a recuperação de suas operações de carvão depois de afetarem severamente a produção do país. Enquanto isso, as minas de minério de ferro no oeste da Austrália, que também foram atingidas por chuvas torrenciais, tiveram modesta recuperação no trimestre encerrado em março, de 7 por cento comparado com o ano anterior, abrindo caminho para um ano recorde, informou a BHP.
A companhia já destinou cerca de 10 bilhões de dólares de seu plano de investimentos de 80 bilhões de dólares nos próximos cinco anos para expandir as operações de minério de ferro e carvão. Analistas acreditam que isso demonstra os desafios que a indústria está enfrentando para satisfazer a crescente demanda por matéria-prima em meio à industrialização que se expande pela China e Índia, passando por outros países asiáticos.
A BHP informou que a produção de carvão para metalurgia no trimestre encerrado em março caiu 18% no ano, para 6,67 milhões de toneladas. Queensland (estado australiano-nordeste do país) perdeu cerca de 30 milhões de toneladas em produção de carvão quando as chuvas de monções e um ciclone atingiu a costa leste australiana.
Outras companhias como a Rio Tinto  e a Wesfarmers reportaram perdas de 12% e 34%, respectivamente, na produção de carvão metalúrgico devido às enchentes.
A produção de minério de ferro da BHP, sua principal commodity, saltou 33,2 milhões de toneladas no trimestre encerrado em março, mas foi 1 por cento menor que no trimestre anterior, por conta do verão chuvoso na Austrália.
Na produção de minério de ferro, a BHP está atrás da Vale e da Rio Tinto. A forte demanda da China, maior consumidora da commodity e a maior produtora de aço do mundo, puxou os preços da commodity, que se mantém em altos níveis neste ano, em torno de 180 dólares a tonelada, ligeiramente abaixo do recorde de 200 dólares registrados em fevereiro.


                     





Para conhecer mais a BHP Billton acesse o site: http://www.bhpbilliton.com/bb/home.jsp



Empresas citadas acima:
*BHP Billiton: Multinacional anglo-australiana, maior mineradora do mundo (fusão entre  BHP  (australiana) e Billiton (inglesa) em 2010).
*Rio Tinto: Multinacional anglo-australiana de Mineração, fundada em 1873.
* Wesfarmers: Cooperativa de Agricultores da Austrália Ocidental, fundada em 1914.
*Vale: Maior empresa privada do Brasil e 2° maior mineradora do mundo (em 2007 ocorreu a  a incorporação da INCO canadense).



Nenhum comentário:

Postar um comentário