domingo, 29 de maio de 2011

Australia 11° Consumidor Mundial de Fast-food

                                                         





Australia registra um dos niveis de obesidade mais altos do mundo, mais de 60% da população adulta tem problemas de sobrepeso.
A população australiana gasta milionárias quantias em fast-food, sendo o 11º maior consumidor deste tipo de alimento. Segundo dados da empresa de consultoria euromonitor, os australiano já gastaram nesse ano   cerca de  37 bilhões de dólares locais  em fast-food, 3 bilhões de euros mais que em 2008. Esse valor equivale a mais ou menos um consumo anual de 343 hambúrgueres por habitante.
Somando as redes de fast-food instaladas na Austrália e na Nova Zelandia existem 1.250 restaurantes da rede Subway, 845 franquias da Pizzaria DominoS, 780 McDonald's, 300 Hungry Jack's e 600 KFC. Corpos esculturais como o do campeão mundial e olímpico de natação Ian thorpe e figuras esbeltas como a estrela de Hollywood Nicole kidman contrastam com a maioria da população, em altos niveis de gordura.
Segundo dados divulgados pelo escritório de estatísticas australiano, a população de adultos obesos aumentou 5% entre 1995 e 2008, alcançando 4 milhões de pessoas,  número só superado por México, Nova Zelândia, Reino unido e Estados Unidos.
Outros estudos revelam que 37% dos australianos estão acima do peso, índice superior ao de cidadãos com massa corporal normal.
A Australia é um país onde os pratos tradicionais são elaboradas a base de carne, salsichas e verduras cozidas ou pescados e mariscos acompanhados de batatas fritas, já é uma questão culturalo tipo de alimentação...nada saudável.
Jane Martin, uma especialista em políticas contra a obesidade, assinalou que o preço dos alimentos frescos é maior que o dos processados, e permite alimentar uma família de quatro pessoas por 20 dólares australianos. Em Sydney, a maior cidade da Austrália, há muitos mercados com produtos frescos e orgânicos de primeira qualidade, mas tão caros que são poucos os que podem pagar por eles.
Os habitantes dos centros urbanos também são motivados a comerem melhor pelo programa de televisão Master chef, no qual os aspirantes a cozinheiros surpreendem a audiência com pratos originais. mas a culinária cosmopolita não chegou ao interior: nas pequenas localidades, os supermercados têm produtos básicos e as opções se reduzem a cadeias de fast-food, de pubs e alguns restaurantes indianos ou asiáticos.
Em 2008, a tendência a engordar e à obesidade custou aos australianos 58,2 bilhões de dólares ao país com despesas médicas, pagamento aos cuidadores e mortes prematuras.
Essa semana (25/5) a Fundação Nacional de Saúde da Austrália alertou que as crianças do país viverão menos que a geração de seus pais se persistirem os maus hábitos alimentares e a falta de exercícios.O governo tem se preocupado com a questão,e a Australia vive hoje um grande problema por não saber como concientizar sua populção a mudar seus habitos alimentares, já que comidas ditas como saudaveis, são tão caras no país.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário