segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo Australiano Acusa Japão de Prática Ilegal na Caça á Baleias

Em 1986 a Comissão Internacional Baleeira (CIB) reconheceu a impossibilidade de manejar a caça aos cetáceos e decretou moratória mundial de caça à baleia, com exceção apenas para o caso de grupos aborígenes que praticam a caça para subsistência e a caça com fins de pesquisa científica.     _____________


Na segunda-feira (09/05/11) o Governo australiano anunciou que vai interpor uma ação contra o Japão no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), em Haia, para acabar com a caça às baleias na Antártida, segundo o Herald Sun (site de noticias).
Em 2008 as acusações australianas ao Japão envolvendo a caça à baleia na Antártida ganharam contornos de crise diplomática. A Austrália havia divulgado fotos de baleeiros japoneses arpoando baleias minke e arrastando suas carcaças para dentro de um navio, chamando a atividade de matança "indiscriminada". O Japão negou que uma das imagens mostrasse uma mãe e um filhote abatidos e acusou o governo australiano de fazer ativismo sobre o tema, o que poderia prejudicar as relações entre os dois países.
Em Maio de 2010 o governo australiano já tinha interposto uma ação no TIJ, considerando que o Japão viola a Convenção Internacional de Regulação da Caça de Baleias e invocado a "quota zero" na captura destes cetáceos com fins comerciais.
Apesar das repedidas acusações acerca das atividades ilegais relacionadas com a caça de baleias feitas pelo Governo australiano ao Japão, o Japão permanece fazendo. Segundo os Ministros australianos o Governo acredita que a caça à baleia praticada pelo Japão tem fins comerciais e não científicos.
A ação interposta nessa segunda-feira só terá seu conteúdo divulgado quando o Tribunal Internacional de Justiça autorizar, o que deverá acontecer com o início da audição do processo, esclareceram os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Meio Ambiente e das Finanças da Austrália, num comunicado conjunto. O Japão, que defende a caça às baleias como uma prática milenar, deverá apresentar a contestação em  9 de Março de 2012.
A Austrália é um dos líderes do bloco de nações conservacionistas que quer banir para sempre, no âmbito da Comissão Internacional Baleeira, a caça comercial.
          Alguns críticos salientam que por trás das queixas australianas há uma estratégia diplomática que visa o aumento dos lucros faturados pelo país com turismo de observação de baleias.  
Além da Austrália vários grupos de ambientalista se colocam contra a caça de baleias realizada pelo Japão. Os protestos feitos em alto mar por ativistas da Sociedade de Conservação Sea Shepherd conseguiram que o Japão suspendesse sua campanha de caça às baleias na Antártida até o final da atual temporada. Segundo noticia dada pela  TV local japonesa NHK , a campanha será suspensa devido à dificuldade de se garantir a segurança das tripulações diante do assédio incessante da Sea Shepherd, “organização ecológica que ataca os pesqueiros japoneses”, disse o Ministro da Agricultura e Pesca, Michihiko Kano.

    “Consideramos o assédio da Sea Shepherd lamentável e pedimos a todas as nações envolvidas para tomarem as ações necessárias contra eles” disse Michihiko Kano.

A cada dia aumenta a pressão em torno do Japão sobre o assunto. Um ativista do Greenpeace disse em campanha que “não existe mais espaço para a caça a baleias no mundo em que viemos”. Vamos esperar e ver quais serão as decisões tomadas pelo Tribunal Internacional de Justiça e ver se as queixas feitas pela Austrália prejudicarão as relações entre os  dois  países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário