domingo, 1 de maio de 2011

Ministra Julia Gillard Visita CHINA

Por Nathália Lopes

A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, esteve na China, oficialmente, pela primeira vez entre os dias 25 e 28 de abril.
Quando foi anunciada a data de sua visita, começaram a aparecer rumores com duvidas se a Ministra mencionaria publicamente a preocupação australiana com a situação dos direitos humanos na China.
Segundo Sophie Richardson, diretora para a Ásia da HRW, Pequim aposta que a primeira-ministra guardará silêncio durante sua visita em troca da promessa de melhora das relações comerciais entre ambos os países.
Segundo a HRW, desde o dia 16 de fevereiro, pelo menos 39 advogados, ativistas civis e blogueiros foram detidos, pelo menos outros 18 desapareceram e de 100 a 200 pessoas sofreram repressão, desde advertências policiais a impedimento de sair de casa. Além disso, o governo chines aumentou a censura e impôs novas restrições à imprensa estrangeira. Julia expressou anteriormente a sua visita a preocupação de seu governo com a espiral de repressão na China, que além desses vários motivos levou nas últimas semanas à detenção e desaparecimento de dúzias de advogados, defensores de direitos humanos e internautas. A Ministra havia conversado sobre isso com Jia Qinglin, o máximo conselheiro do regime chinês, que visitou Canberra no dia 7 de abril, e a quem mencionou especificamente o caso do desaparecido artista do Ai Weiwei.
Apesar dos rumores de que a Ministra não tocaria no assunto, Julia Gillard, questionou publicamente na terça-feira (26/4), segundo dia de sua visita, sua preocupação com os Direitos Humanos. Em conversa com o Primeiro Ministro chinês, Wen Jiabao, Julia contesta o retrocesso da segunda potência econômica em matéria de direitos humanos, algo que o "premier" chinês, supostamente defensor da liberdade de expressão, negou com veemência.

"Não permitiremos que nenhum país interfira nos assuntos internos da China sob o pretexto dos Direitos Humanos", afirmou o porta voz do governo chinês.

O tema dos Direitos Humanos gerou varias tensões durante a visita, porém não atrapalhou, pois o Primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que a China valoriza muito suas relações com a Austrália e considera o país "um importante parceiro na cooperação mutuamente benéfica". Ele disse acreditar que a visita de Gillard promoverá ainda mais a cooperação entre os dois países.
A premiê australiana ao fim de sua visita disse que seu país está agradecido pela ajuda chinesa oportuna depois das inundações ocorridas no estado de Queensland no ano passado.
A visita do Governo australiano a China terminou com grande êxito e promoveu um possível aumento da cooperação entre os dois países. Nenhum acordo foi fechado, porém os laços diplomáticos se estreitaram e prometem grandes parcerias.

À direita , Primeira Ministra Australiana, Julia Gillard. À esquerda Primeiro Ministro Chinês, Wen Jiabao.


Nenhum comentário:

Postar um comentário