segunda-feira, 16 de maio de 2011

Melbourne será sede do GP da Austrália por mais 4 anos

Sede do GP da Austrália desde 1996, Melbourne continuará abrigando a etapa oceânica da F1 pelo menos até 2015. É o que garante Louise Asher, Ministra do Turismo e de Grandes Eventos do Estado de Victoria.

Há tempos, o futuro do GP da Austrália vinha sendo colocado em xeque pelos políticos locais, que se queixam principalmente da escalada dos custos de realização da corrida, que incide diretamente no bolso dos contribuintes do Estado de Victoria. Até mesmo o organizador da prova, Ron Walker, declarou que via com bons olhos uma possível mudança para Avalon. Tudo isso provocou rumores na imprensa australiana, que apontavam uma mudança da prova da F1 para Avalon, porém nessa quarta-feira (11/05/11) a Ministra Louise Asher  descartou a operação, mas declarou que para a corrida seguir em Melbourne, vai endurecer o jogo com Bernie Ecclestone para negociar melhores bases visando um novo contrato.
A Ministra Asher veio a público para confirmar que Melbourne permanece como sede da F1 na Austrália, já que Avalon não teria como arcar com os custos de £ 200 milhões (R$ 527 mi) para a realização da prova. Além disso, a Ministra disse que o evento tem sido benéfico para a cidade. “O GP vai ficar em Albert Park. Uma das razões para a marca Melbourne ter sido bem sucedida é que o GP está em Albert Park”, salientou.
A Ministra avisou que Ecclestone não terá vida fácil se quiser aumentar os custos para aportar a F1 novamente em Melbourne depois de 2015. “Quando nós viermos negociar, vamos jogar duro. Acho que os contribuintes podem conseguir um melhor acordo se o contrato for menos [benéfico] para meu bom amigo Ecclestone e mais para os contribuintes de Victoria”, complementou.
Bernie confirmou que a F1 pode deixar Melbourne após o término do contrato da cidade com a FOM, previsto para 2015. “No caso de Melbourne, se o produto é tão caro para eles, nós entendemos isso, e quando o contrato chegar ao fim, não haverá necessidade de renová-lo. Nós não iríamos forçar alguém a comprar algo que eles não querem ou pensam que é muito caro.”

“A Austrália é tão importante para nós quanto Mônaco”, declarou o chefão da F1 (Bernie Ecclestone) em entrevista por videoconferência à agência ‘Reuters’ nesta quarta-feira (11/5) . “É parte do Mundial e tem sido por um tempo impressionantemente longo. Nós odiamos imaginar ter de perder a Austrália”, acrescentou Bernie Ecclestone.

            O país está na categoria ininterruptamente desde 1985 e já sediou 26 GPs, sendo 11 em Adelaide e outros 15 em Melbourne, onde a F1 corre desde 1996. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário