domingo, 1 de maio de 2011

Badar

Por,
Camila Moreira Fernandes
Poderíamos chamar os dias que virão não de Badar, como assim intitulou o Taleban, mas de primavera sangrenta.  Badar é o nome de uma vitória muçulmana do século VII e que agora batiza a ofensiva contra as tropas estrangeiras, as forças de segurança nacional e aos funcionários do governo.   
O relatório semestral sobre a guerra no Afeganistão publicado pelo Pentágono nesse sábado diz que a coalizão progrediu significativamente no país pressionando o Taleban, impedindo seu avanço em províncias importantes e aumentando a segurança em algumas regiões. Provavelmente o relatório não incluiu os últimos acontecimentos, caso contrário esse otimismo seria contido. O relatório também contemplou o crescimento da violência no país devido o crescimento das tropas estrangeiras e não descartou sua diminuição.  
Segunda-feira, 25 de Abril, 468 detidos em uma cadeia de Kandahar fugiram através de um túnel de 320 metros, cavado por insurgentes durante cinco meses e que curiosamente não foi percebido por nenhum oficial. As investigações acontecem de forma cautelosa devido a um revestimento de explosivos deixados pelo Taleban após a fuga. Esse acontecimento é um retrocesso do trabalho das forças estrangeiras no país, uma amostra da fragilidade da segurança afegã e de um trabalho deficitário por parte das tropas da OTAN. No dia seguinte a Interpol criticou os países que fazem parte das forças internacionais da OTAN. Ronald Noble, chefe da Agência Internacional de Polícia disse que “sem informações concretas de identificação (dos foragidos), como fotografias, impressões digitais, amostras de DNA, para os policiais investigando o caso, os esforços são prejudicados de forma significativa. É simplesmente chocante que, três anos depois da maior fuga de prisão na história do Afeganistão, incluindo a fuga de terroristas condenados, não há dados para compartilhar com a polícia regionalmente ou globalmente”. Terça-feira, 26 de Abril, a OTAN afirma que Abu Hafs al-Najdi, chefe de operações da Al Qaeda em Kunar e o segundo líder do Taleban mais procurado no Afeganistão, foi morto no dia 13 de Abril durante um bombardeio. Na quarta-feira, dia 27 de Abril, ocorreu um tiroteio no Aeroporto de Cabul entre um piloto da Força Aérea do Afeganistão e seus colegas estrangeiros, deixando seis mortos e alguns feridos.  Dia 28 de Abril o General John Allen  foi nomeado para substituir o então chefe da coalizão David Petraeus. Sua principal função será transferir gradualmente a segurança para as forças afegãs, retirar cem mil soldados americanos até 2014 e enfraquecer o Taleban.  
Uma excelente semana a todos.

Fonte:
Routers
G1
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário