domingo, 15 de maio de 2011

Ímpeto à jihad

Por
Camila Moreira Fernandes
A morte do saudita Osama Bin Laden veio apenas agravar o sentimento dos fundamentalistas islâmicos ao redor do mundo. Desde o domingo de sua morte o alerta de segurança foi ativado e não sabemos quando ele será desligado. A promessa da primavera sangrenta veio a cabo com mais força e seu cumprimento pode ser visto em ataques à prédios do governo e lugares públicos. A cidade mais atingida nesse ano tem sido a província de Kandahar, no sábado 7 de maio os insurgentes atacaram diversos alvos do governo, incluindo o complexo principal do governo e seu gabinete pessoal na cidade e bases militares, deixando 24 pessoas feridas. O prédio da Prefeitura também foi atacado resultando em 4 pessoas feridas. Grande parte dos ataques tem sido executados de forma simultânea.

As fronteiras do Afeganistão continuam vulneráveis, e no último dia 3, 25 combatentes foram mortos e um caminhão-tanque que iria abastecer as tropas da OTAN foi queimado por militantes perto da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. O Talebã afirmou que a morte de Bin Laden dará ‘ímpeto’ à jihad no Afeganistão, e seu alvo continua sendo os invasores e opositores.
Em Washington, a discussão sobre a permanência das tropas norte-americanas no Afeganistão tem voltado para a mesa de debate. A intenção inicial era capturar membros da rede Al-qaeda na região e após 10 anos estão combatendo os talebãs afegãos. Segundo Leslie Ghelb ‘o Afeganistão já não é mais interessante em termos de segurança para os Estados Unidos.’Alguns prevêem que a retirada será apenas simbólica. O fato é que os Estados Unidos não podem repetir o mesmo erro cometido com o Paquistão a vinte anos atrás e deixar um governo que não seja capaz de garantir a segurança em seu território.
E como agravante, ontem o Afeganistão sofreu um tremor de magnitude 6 sentido em Cabul, todavia não há informações sobre vítimas ou estragos na região.

Uma excelente semana a todos e que a paz seja com vocês!

Fonte:
Wall Street
CBN
Globo
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário