domingo, 22 de maio de 2011

O triângulo quase amoroso dos EUA, Afeganistão e Paquistão

Por,
Camila Moreira Fernandes
Enquanto o Talebã continua sua ofensiva às tropas estrangeiras no país, o Paquistão não se decide se em que lado está. Após a captura de Bin Laden em solo paquistanês suas relações com os Estados Unidos anda de mal a pior. Mas devido a gravidade da situação ninguém pode dizer daquilo que está cheio o coração. Essa semana o senador John Kerry afirmou que o Paquistão estaria aumentando seus esforços para combater os extremistas e contribuir para a estabilização do Afeganistão. Mas pairam no ar algumas dúvidas:
Primeiro: seria essa fala de autoria paquistanesa?
Segundo: suponde que a primeira indagação seja verdadeira, teria o Paquistão mais recursos, que não financeiro (porque esse não falta ao Estados Unidos) para estabilizar o Afeganistão?
Terceiro: afinal de que lado o Paquistão está?
Semana passada o ministro interino de Relações Exteriores, Salman Bashir, disse que os EUA devem “parar de mandar recados ao Paquistão pela imprensa”, mas ele mesmo o fez ao fazer essa declaração. Enquanto isso o Afeganistão continua com sua rotina habitual: ataques, homens-bombas e consecutivas mortes. Ainda não se sabe o fim desse triângulo, ou dessa disputa por influência na região, mas o que podemos esperar é o adiamento de um fim que estava próximo de chegar.
Uma excelente semana a todos.
Fonte: Estadão, G1 e Blog da Adriana Carranca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário