domingo, 29 de maio de 2011

Cooperação Austrália - Angola

 A Primeira-Ministra da Austrália, Julia Gillard, enviou para Africa, Neil Mules, acompanhado da embaixadora australiana em Angola, Ann Harrap, com o intuito de manter conversações sobre a cooperação bilateral nos sectores de indústria extrativa, nas áreas da exploração de diamantes, cobre e petróleo. A Austrália está apoiando o Executivo angolano na melhoria da gestão e recursos naturais e vai disponibilizar a Angola, nos meses de Junho e Julho, duas a três vagas para uma viagem de estudo sobre o setor mineiro australiano.

Neil Mules chegou em Angola nessa segunda-feira (23/05) e permaneceu até quinta-feira (26/5) onde visitou Ministério do Planejamento, das Relações Exteriores, o  Ministério da Geologia, Minas e Indústria. O governo australiano considera existir, por parte de Angola, potencial para que mais empresas invistam no setor de minério, onde já operam cinco companhias australianas
Neil Mules, anunciou terça-feira (24/5), em Luanda, que o seu país tem disponíveis bolsas de estudo de curto prazo para quadros angolanos, nas áreas de minas, informação geoespacial, higiene e segurança no trabalho.

"Estamos a explorar os sectores nos quais podemos reforçar as nossas relações com Angola, num momento em que a Austrália começa a intensificar a sua política na África... A Austrália possui grandes potencialidades para desenvolver a cooperação no setor de minério”(Julia Gillard).

“Eu estou aqui porque o governo decidiu me nomear como enviado especial no contexto de uma estratégia Australiana na política exterior de aprofundar, diversificar e intensificar as nossas relações com todos os países africanos, mas, sobre tudo, com os países Lusófonos da África e principalmente os grandes países como Angola. Então estou aqui para explorar com os ministros do governo de Angola uma parceria nova entre a Austrália e Angola nas áreas de política de comércio e também de cooperação no desenvolvimento... Estou confiante que nos próximos meses iremos ver um crescimento muito importante nas relações entre os nossos dois países. Temos um grande potencial para o desenvolvimento das relações na área de minas, e resolvemos fazer esforços conjuntos para trabalhar melhor nesta área, como por exemplo, através de programas de bolsas de estudo e da participação de Angola em eventos que têm a ver com o sector na Austrália”, disse Neil Mules, ao fim de sua visita.

O enviado especial da Primeira-Ministra da Austrália para os países da CPLP ainda convidou as autoridades angolanas a participarem, em Setembro, no "África Down Under", um evento que reúne anual­mente delegações de diversos países para troca de experiências, cooperação empresarial e formação de parcerias.
         Segundo críticos a Austrália só está buscando cooperação devido a sua candidatura  a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas no mandato de 2012 a 2013 e por isso busca parceria e conseqüentemente o apoio de Angola para se candidatar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário