domingo, 27 de março de 2011

Efeitos na economia

Por Mauricio Peixoto

O desastre que acometeu o Japão no começo do mês e descrito anteriormente neste blog, causou prejuízos de no mínimo R$ 300 bilhões (US$ 180 bilhões). Muitas fábricas localizadas no norte do páis foram atingidas e obrigadas a fecharem as portas, como foi o caso da gigante Sony e de montadoras de carros. Miyagi, a área mais afetada pelo sismo, é responsável por 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, de acordo com a Macquarie Research.O terremoto aconteceu no momento em que a terceira maior economia do mundo mostrava sinais de retomada após uma contração no último trimestre de 2010. O desastre eleva as previsões de que haverá interrupções em negócios essenciais, pelo menos no curto prazo.
O governo já tomou providências para amenizar o impacto do desastre no mercado financeiro, usando reserva de euros dos recursos de emergência para aumentar a liquidez nas bolsas de valores, que em um primeiro momento mostravam-se em constante queda, contudo, os trabalhos no Japão para evitar uma tragédia nuclear minimizaram os temores do mercado, permitindo aos investidores concentrar as atenções nas oportunidades geradas pela expectativa de reconstrução do país. Porém, devido a essa ameaça nuclear que envolve o país do Sol Nascente, fez com que governos de outros países como EUA, Rússia, China, Taiwan, Coréia do Sul, Austrália e França, proíbissem a importação de alimentos da área de Fukushima.
Já as relações com o Brasil podem melhorar, de acordo com o professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Maurício Santoro o longo período de estagnação da economia japonesa fez com que muitas grandes empresas, principalmente as montadoras de veículos, transferissem a base de produção para o Brasil. E agora, como o frágil ciclo econômico não está pronto para suportar uma interrupção significativa após o desastre natural, esse fenômeno de transferências para o Brasil deve ser ampliado.

 Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/veja+as+principais+noticias+sobre+o+tremor+e+o+tsunami+no+japao/n1238152162789.html
http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário