sábado, 19 de março de 2011

Desastre no Pacífico

Por Mauricio Peixoto

Às 14h46 (horário local; 2h46 em Brasília) do dia 11 de março de 2011, um terremoto de 9,0 graus de magnitude atingiu o arquipélago do Japão a 24 km de profundidade. Foi o mais forte terremoto registrado no Japão e o quarto na história do mundo. O país é bem preparado para enfrentar situações de tremores de terra, com sua alta tecnologia de edifícios "antiterremoto" e treinamento da papolução. Porém este foi diferente, provocou tsunami de até 10 metros, que devastou o nordeste japonês, principalmente a cidade de Sendai.


Um novo balanço divulgado pela polícia neste sábado (19) estima em 7.197 o número de mortos e em 10.905 o de desaparecidos. Os números, porém, não são definitivos e podem aumentar. 
Infelizmente isso não é tudo. O desastre também danificou a usina nuclear Fukushima Daiichi. Pela falta de energia, o mecanismo de resfriamento dos reatores pararam de funcionar, gerando um grande risco de fusão nuclear. O Japão tem se esforçado muito para evitar um desastre nuclear maior através de helicópteros e canhões d'água para resfriar o reator, porém, o alto nível de radiação dificulta a aproximação dos técnicos ao local.

Linha do tempo da crise nuclear no Japão

Este acidente nuclear, de acordo com as autoridades japonesas, é de nível 5 em uma escala de até 7, onde está classificado o caso de Chernobyl na Ucrânia, que ocorreu em 1986. Já a Autoridade Francesa de Segurança Nuclear, afirma que o acidente em Fukushima é de nível 6.

Agora o que nos resta é orar e torcer para que a situação no Japão não piore. Campanhas ao redor do mundo, com mobilização de famosos, estão arrecadando fundos para ajudar as vítimas desses desastres. Acesse o link abaixo para ter mais informações.

Saiba como ajudar

Fontes: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/
            http://ultimosegundo.ig.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário