domingo, 20 de março de 2011

Primavera com flores?

Por
Camila Moreira Fernandes



O Afeganistão se prepara para a chegada da primavera, dia 21. Mas a pergunta é: será que essa primavera será diferente das últimas? Será que dessa vez as flores serão um pouco mais insistentes para nascerem? A realidade afegã é cristalina e não usa artimanhas diante das nações. Um governo corrupto que usa da ignorância de sua população para se promover e criar alianças com os senhores das guerras. Enquanto isso pouco menos de ¾ da população vive em extrema pobreza e tem uma expectativa de vida de apenas 44 anos.
Em alguns dias o Ministério de interior do país deve anunciar uma estratégia para a transferência gradual das operações da OTAN para forças afegãs, reforçando a declaração do presidente americano Barack Obama, de começar a retirada de suas tropas em Junho.
Enquanto isso, essa semana a OTAN foi mais uma vez acusada de matar 2 crianças durante um bombardeio aéreo na província de Kunar. A OTAN informou também que três membros de suas tropas foram mortos, dois no Sul e o outro no Leste do Afeganistão.
Mais um evento importante acontecerá essa semana: o Nowruz ou mais conhecido como o ano-novo para alguns países da Ásia Central, Afeganistão e Irã. Com isso a polícia afegã redobra a atenção na fronteira do Paquistão e em lugares que podem ser alvos de ataques dos insurgentes. Que esse novo ano reserve boas novas para o povo afegão e para essa terra tão sofrida.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário