quinta-feira, 17 de março de 2011

Pitt, estou de viagem!

Originalmente postada no dia 7 de março de 2011.

Por
Camila Moreira Fernandes

Nessas últimas semanas a imprensa internacional se manteve ocupada no Afeganistão. Além de, quase que diariamente, cobrirem ataques terroristas, nessas semanas tivemos alguns importantes e outros nem tão importantes acontecimentos: o cão inglês repatriado, uma foto afegã premiada, um atentado terrorista durante um jogo de buzkashi, outro atentado em meio a uma luta de cães e a ilustre visita da senhora Jolie.
Vamos por parte. Não gostaria de comentar muito sobre a morte do recordista cão farejador inglês (que foi mais divulgada que a de seu treinador), mas receio que não me restam alternativas. Theo, esse prodigioso cãozinho inglês morreu durante uma troca de tiros com o Talebã na província de Helmand, após seu “parceiro”, o cabo escocês Liam Tasker ser ferido. Pouco tempo depois o cão morreu de ataque cardíaco. Seus restos serão repatriados para Grã-Bretanha junto com o corpo de seu treinador.
Quem não se lembra daquela famosa foto da menina afegã Sharbat Gula? Acredito que a imagem captada pela sul-africana Jodi Bieber é tão impactante quanto aquele olhar arrebatador de Gula.  Dia 11 de fevereiro a World Press Photo premiou como melhor foto jornalística a imagem de Bibi Aisha, uma jovem afegã que teve o nariz e as orelhas mutiladas após ter tentado fugir de seu marido.

Bibi Aisha

O Afeganistão também tem um dia ensolarado, um dia pra família rir e se divertir. Pelo menos deveria. A tentativa por parte da população em levar uma vida “normal” é constantemente frustrada quando inesperadamente algo ou alguém se explode, levando pro ar a pouca alegria que lhes resta. No último domingo 28, duas bombas explodiram durante uma tradicional luta de cães na cidade de Candahar deixando 08 mortos e 17 feridos, todos civis. O Talebã também tem a tradição de fazer atentados como esse em eventos públicos. A Otan tem tentando controlar essa cidade que tem sido a fortaleza do Telebã.  Um dia antes durante uma partida de buzkashi, no norte do país, um homem bomba se explodiu matando três pessoas.
E para fechar esse post gostaria de aqui relatar a ilustre visita da srª Angelina Jolie. O que esses artistas ganham se engajando em obras sociais dessa envergadura? Prometo que não darei minha opinião nesse acontecimento (apesar de querer dá-la). Bom, o fato é que isso sempre surte efeito. Jolie pediu a comunidade internacional que ajudasse o Afeganistão e os refugiados que retornaram nos últimos anos da Índia e do Paquistão.

http://www.youtube.com/watch?v=RnMlDKvF7e8

Que a paz estejam com vocês.

Fonte: G1, BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário