domingo, 27 de março de 2011

Boas ou más noticias?

Lado A

Boas ou más noticias?

Ainda não se sabe se a retirada das tropas da OTAN do Afeganistão é um indício de vitória ou de uma guerra sem perspectiva de resultado. Essa semana o presidente Hamid Karzai anunciou sete regiões do Afeganistão que deixarão de serem controladas pela OTAN. As regiões foram escolhidas durante uma análise das forças de segurança Afegã com a OTAN. As cidades são consideradas relativamente calmas, são elas: Cabul, Panjshir, Bamiyan, Herat, Mazar-e Sharif, Mehterlam e Lashkar Gah. 
A transição não será algo instantâneo, ela começará em Julho desse ano e será encerrada em 2014. De fato a responsabilidade de segurança será transferida para a polícia local, mas durante esses anos que seguirão a OTAN deixará o combate militar para intensificar o treinamento dos oficiais afegãos. 
Em todos os seus pronunciamentos, o presidente afegão, declara a insatisfação do povo com relação a ocupação estrangeira, mas o pronunciamento do dia 21 teve um tom cordial quando ele disse que “os que nos ajudaram nos últimos dez anos não podem suportar mais sacrifícios por nossa segurança".
Em uma matéria publicada pela revista Foreign Affairs de Janeiro/Fevereiro de 2010, Robert D. Blackwill correlaciona a falta de sucesso da ocupação militar americana devido a corrupção do governo local. Segundo David Kilcullen o Afeganistão só perde para a Somália na falta de transparência.
Se é uma vitória ou o início de um retrocesso, só saberemos quando a OTAN deixar por completo o território.

Exército afegão em Cabul

Essa semana o jornal alemão publicou fotos tiradas onde soldados americanos posavam ao lado de corpos de civis afegãos. E segundo o jornal os dois soldados teriam matado os civis por “pura diversão”. O exército americano já se desculpou pelas repugnantes fotos e prometeu investigar o caso.
Na noite de sexta-feira sete civis foram mortos durante um ataque aéreo da OTAN no distrito de Now Zad. Os alvos eram dois veículos com rebeldes talibãs. Sete corpos foram encontrados, dentre eles nenhum era de rebeldes. Essas constantes mortes tem gerado atrito entre o governo local e os Estados Unidos, além de criar na população um repudio pelos soldados.  
Ontem, 26 de março, o Talebã afirmou ter seqüestrado 50 policiais afegãos. O sequestro faz parte de um movimento que assassina e intimida qualquer aliado do governo norte-americano. Ainda ontem um soldado da OTAN foi morto pelos insurgentes em uma enroscada preparada durante uma viagem ao Kunar.

Que a paz estejam com vocês.

Boa semana a todos.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário