Mães afegãs
Por
Camila Moreira Fernandes
Por
Camila Moreira Fernandes
Essa semana foi divulgada um índice da condição das mulheres e crianças pelo mundo. O Afeganistão foi considerado o pior país para ser mãe, tendo o maior índice de mortalidade materna e a menor expectativa média de vida de 45 anos. No Afeganistão, simples doenças são mortais. Uma em cada seis crianças morre antes de completar cinco anos. A poliomielite ainda é uma doença comum entre as crianças, além da desnutrição (uma em cada três crianças sofre de desnutrição) e das doenças causadas pela falta de água potável. A longa distância para os hospitais e a tradição são agravantes para essa situação.
O sistema educacional também sofreu diretamente com os efeitos da guerra e da estrita tradição. Após a ascensão do Talebã, o tema da educação se tornou secundário. Quatro meninas para cada cinco meninos são matriculadas na escola primária, além dos constantes ataques realizados às escolas.
Apesar das guerras e do fundamentalismo culturas são culturas e pessoas são pessoas. Que esse segundo domingo de maio seja pra orarmos e pra lembrarmos de nossas mães e de outras mães que sem nenhum recurso criam seus filhos como podem.
Uma excelente semana a todos!
Fonte:
G1
Unicef
Estadão
Fonte:
G1
Unicef
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário