domingo, 1 de maio de 2011

Cooperação Nippo-americana

Por Mauricio Peixoto

      Os esforços para a reconstrução do Japão continuam. A secratária de Estado norte-americano, Hillary Clinton está em visita oficial ao Japão, onde se encontrou com o ministro dos negócios estrangeiros japonês, Matsumoto Takeaki. Hillary afirmou que com esta visita pretende demonstrar os fortes laços de amizade entre os dois países e destacou a admiração e resistência de espírito demonstrado pelos japoneses durante este período difícil.

Hillary Clinton e Matsumoto Takeaki
                                  
     A cooperação dos EUA é, a principio, restaurar a confiança internacional dos produtos japoneses, que sofreram baixas nas exportações devido a crise nuclear no país, através de uma iniciativa público-privada. Matsumoto declarou em uma coletiva de imprensa que "no que diz respeito à iniciativa de parceria público-privada, decidimos focar o reforço da confiança internacional na economia japonesa, evitando boatos prejudiciais à disseminação e de dissipar as preocupações sobre o papel do Japão como uma cadeia de abastecimento. "
      O minstro japonês apontou que as formas de reforçar a cooperação bilateral contra desastres tendem a se tornar um tema importante nas negociações de segurança previstas no aprofundamento da aliança Japão-EUA. E expressou gratidão pela ajuda norte-americana para minimizar os efeitos da catástrofe.
      A conversa entre os dois também abordaram outros assuntos como o impasse sobre energia nuclear com a Coréia do Norte, as revoltas no Oriente Médio, sobre o Afeganistão e sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU.


Fonte:
Mainichi Daily News: http://mdn.mainichi.jp/mdnnews/national/news/20110501p2g00m0dm007000c.html
Jornal de notícias: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1832600

Nenhum comentário:

Postar um comentário