domingo, 5 de junho de 2011

Australia prioriza Multilateralismo

Tudo encaminhado para Cooperação com Angola 
Austrália quer expandir as relações políticas e diplomáticas com Angola. Segundo o diplomata australiano, Neil Mules, as relações existem há “bastante tempo, mas  ficaram um pouco na teoria, mais do que na prática”.
O enviado especial da Primeira-Ministra da Austrália reconheceu em Luanda o papel que Angola desempenha no contexto de organizações regionais, africanas e internacionais. 
Neil Mules afirmou que existe hoje o compromisso da Austrália em tomar mais responsabilidade na área multilateral, e a Africa é uma de suas prioridades.
Estamos a trabalhar primeiro com organizações regionais. Por este motivo será inaugurada uma embaixada em Addis Abeba, Etiópia, para podermos trabalhar mais de perto com a União Africana”, disse Neil Mules.
Governo australiano demonstra empolgação com parcerias na Africa e diz que no plano global, um país como Angola, que tem uma experiência de ter sido membro não permanente do conselho de segurança da ONU, pode oferecer bons conselhos para a Austrália que se candidata para tal.
De acordo com o diplomata, Angola tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um país importante no plano internacional, por este fato não existe coisa mais lógica do que uma cooperação, levando em consideração as aspirações do seu país.
O diplomata australiano referiu que os dois países têm muito em comum, desde a dimensão geográfica ao potencial na área da agricultura e mineira, às faixas costeira e recursos naturais e considera por isso fácil aos dois países encontrarem áreas de cooperação de interesses comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário